Terça-feira, 09 de Novembro de 2010

Em véspera de, muito provavelmente, o juro da dívida soberana atingir os 7% (vi agora que está nos 6,9% máximo histórico) com a emissão de divida marcada para amanha decidi deixar aqui apenas um pequeno e breve desabafo. Amanhã de manha voltará a obsessão pela entrada FMI em Portugal. E com alguma razão, julgo! Mas não é tudo no que diz respeito a obsessões e preocupações, pelos menos minhas.

 

Preocupam-me igualmente as amizades que este país tem andado a fazer. Portugal tem-se tornado pródigo em brilhantes parcerias geopoliticas que, no futuro, nos tornarão num centro geoestratégico. Digo isto no pior dos sentidos. Sendo directo: amizades profundas e paixões assolapadas com a Venezuela têm servido, por agora, para vender Magalhães e Navios que outros não quiseram. Amizades com o Gigante Chinês servem para aliviar um problema da venda de divida soberana, por agora. Não obstante tem por contrapartida a participação no capital em dois dos maiores grupos portugueses com uma história pública: EDP e PT. Talvez nem a banca se safe. Com isto, de futuro, não se deve negar o perigo da fuga de capitais inerentes à participação nos resultados de empresas estrangeiras. Em termos simples é assinar um contrato de expedição contínua de lucros para a China.

 

Há outras contrapartidas invisíveis por detrás destas amizades que friso a título de exemplo. Na Venezuela servirão para aumentar o ego e o poder político de um líder de uma pseudo-democracia onde cabem muitos portugueses insatisfeitos. No caso da China esta amizade deverá pagar votos em órgãos políticos internacionais a favor do cada vez maior gigante asiático.

 

Preocupem-se também com isto!!!!

publicado por Fábio Duarte às 17:27

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Últ. comentários
Realmente tens razão Fábio apesar de inexperiente ...
Sem dúvida boa temática escolhida. Quando pensávam...
http://cthings.blogs.sapo.pt/Novo blog, aparece : ...
Sem dúvida um dos teus melhores post!'Gosto!Gosto ...
Gosto do novo estilo do teu blog! :D
Tira um tempinho para escreveres aqui! Saudades*
por vezes é bom escrevermos aquilo que sentimos! :...
Será que todas as palavras definem aquilo que sent...
É incrível essa tua capacidade de surpreender. Mes...
Palavras . Meras palavras que são capazes de refle...
links
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro